segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Passaporte do Leitor chegou ao fim



O projeto do Passaporte do Leitor chegou ao fim. Ao longo de dois anos, a viagem permitiu partilhar leituras, descobrir livros e conhecer novos autores.  
Este ano, o projeto teve menos adesão que o primeiro ano. As preocupações dos alunos relativamente ao desempenho escolar e a exigência dos exames no final do ano letivo revelaram as dificuldades sentidas pelos participantes em conseguir conciliar o Passaporte do Leitor com as metas curriculares.
Contudo, acreditamos que o projeto tenha permitido promover o gosto pela leitura e, essencialmente, tenha despertado nestes jovens o interesse em descobrir leituras diferentes das que gostam ou estão habituados a ler. Acreditamos também que tenham encontrado livros que os tenham marcado e histórias que os fascinaram, com personagens extraordinárias.
Os vencedores deste ano foram selecionados com base no primeiro passaporte, uma vez que no segundo passaporte não houve alunos que se destacaram.
Assim, entregaram-se duas menções honrosas respetivamente a Ana Catarina Almeida (6º G) e Fabiana Quadrado Costa (6º F). O primeiro prémio foi atribuído, ex aequo, a duas alunas do 6º C: Ângela Abreu Quitério e Sara Margarida Domingues.

Para assinalar o final da viagem em conjunto e para marcar esta nova etapa, a equipa da Casa-Museu João Soares entregou o último passaporte (Passaporte de férias) onde sugeriu leituras para o futuro, livros que esperamos um dia sejam lidos por estes jovens. Alguns títulos são obras-primas da literatura mundial, traduzidos em muitas línguas e com milhões de exemplares vendidos. Estamos convictos que são títulos que vão marcar estes jovens leitores, como marcaram milhares de pessoas no mundo.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos alunos que nos acompanharam nesta viagem, aos professores que disponibilizaram horas letivas para realizar o projeto, à Biblioteca Escolar, na pessoa da Prof.ª Margarida Ferreira que sempre ajudou e apoiou incondicionalmente a equipa da Casa-Museu e finalmente ao Agrupamento de Escolas José Saraiva pela colaboração prestada.
Para todos, desejamos umas férias repletas de descobertas, de aventuras, de dias felizes e de muitas leituras.











Boas férias e até um dia! 

Sem comentários:

Enviar um comentário