quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

APRESENTAÇÃO DO PROJETO AOS ALUNOS

O projeto do Passaporte do Leitor já está a ser apresentado às respetivas turmas do 5º de escolaridade da Escola José Saraiva.
Ao longo desta semana de 3 a 7 de Dezembro de 2012, os 177 alunos das 8 turmas do 5º ano vão receber um exemplar do primeiro Passaporte deste ano letivo.

Manual de instruções do projeto

Casa-Museu João Soares e a Promoção da Leitura
A Casa-Museu João Soares (CMJS) promove a leitura e o livro desde 1998, ano da inauguração da Biblioteca João Soares (BJS) que hoje dispõe de mais de 23.000 livros. Para além da Sala de Leitura Geral, tem ainda uma sala com livros juvenis.

Como surgiu o Passaporte do Leitor?
O Passaporte do Leitor (PL) é um projeto de promoção da leitura organizado pela Casa-Museu João Soares (CMJS) em colaboração com a Escola José Saraiva, no âmbito do Programa de Apoio a Projetos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Com este apoio, o projeto adquiriu mais livros para a Biblioteca Escolar José Saraiva (BEJS) e para a Biblioteca João Soares (BJS)





O que é o Passaporte do Leitor?
O PL define-se como um guia para a leitura, no qual encontras livros aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura. Propomos-te o desafio de ler os livros como se fossem etapas de uma viagem.
Ao longo do ano letivo, vais receber dois PL para utilizares nas tuas leituras. Haverá ainda um terceiro passaporte para as tuas férias de verão com diversas sugestões de livros. Mas este passaporte irá servir principalmente para registar as tuas escolhas de leitura.

Quem pode participar?
O Passaporte do Leitor destina-se a ti e aos teus colegas do 5º ano de escolaridade do ano letivo de 2012/2013 e prossegue com o mesmo grupo de alunos que transita para o 6º ano de escolaridade no ano letivo de 2013/2014.

Como funciona o Passaporte do Leitor?
Cada aluno do 5º ano de escolaridade da Escola José Saraiva recebe um passaporte, no qual estão cinco títulos de livros. Entre os títulos, um será igual a todas as turmas e os restantes 4 livros serão diferentes para cada turma.
No Passaporte, vais também encontrar informação sobre cada livro ou respetivo autor. O desafio estará completo com a leitura dos cinco títulos.
Para validares a leitura, tens de ir a uma das bibliotecas participantes (BJS ou BEJS) e responder acertadamente à pergunta do passaporte referente ao livro que acabaste de ler. Cada biblioteca participante terá um carimbo específico para validar as respostas corretas.
O PL dispõe ainda de 2 títulos de opção e 10 sugestões para complementar o percurso na leitura. .

Cada passaporte tem a duração de cerca de 4 meses. Os livros poderão ser requisitados em qualquer biblioteca pública ou particular, emprestados ou comprados. O que irá validar a tua leitura será o carimbo das bibliotecas participantes, que só elas têm. O carimbo só é colocado no teu passaporte se a resposta estiver correta.
O passaporte é considerado válido apenas se as cinco leituras forem efetuadas e tiveres respondido acertadamente às perguntas. Enquanto não responderes corretamente à pergunta do livro, o teu passaporte não será carimbado.

Prémio “Passaporte do Leitor”
No final de cada etapa, haverá um prémio por cada turma destinado ao aluno que tiver validado o passaporte. Caso haja mais do que um aluno,  será realizado um sorteio para desempatar.
No caso de haver alunos que superem os 5 títulos do PL, poderá ser realizado um outro sorteio para premiar o aluno que leu o maior número de títulos. Este sorteio reúne os melhores leitores de todas as turmas.

Parceiro do projeto Passaporte do Leitor
Os livros do Passaporte encontram-se na BEJS e na BJS.
Para este projeto contamos igualmente com a parceria da Livraria Arquivo onde poderás encontrar os livros do Passaporte com um super desconto de 15%. Aproveita ainda para perguntar aos teus familiares, primos e amigos, se eles têm algum livro que te possam emprestar! Mesmo que consigas arranjar o livro sem ser através das Bibliotecas participantes, procura o carimbo na biblioteca para validar a leitura. E não te esqueças: um livro emprestado está sempre em cuidado!

Sem comentários:

Enviar um comentário